terça-feira, 26 de abril de 2011

Vacinação e Vermifugação

Antes de começar a levar seu animalzinho para passear na rua, não se esqueça de imunizá-lo, mantendo todas as vacinas em dia. Animais com menos de 45 dias não podem ser vacinados. As vacinas devem receber um reforço anual.
A vermifugação deve ser iniciada quando o animal completar 30 dias de vida, administrando-se a primeira dose (de acordo com o peso) e fazendo a repetição após 15 dias. Lembrando que a vermifugação deve ser repetida a cada 4 meses quando o animal ainda é filhote e a cada 6 meses quando for adulto.
Após a vermifugação do cãozinho, poderá iniciar o protocolo de vacinação com a vacina V8 ou V10, desde que esteja saudável, sem febre ou diarréia.
A vacina óctupla ou déctupla protegerá o cãozinho contra doenças graves como cinomose, parvovirose, leptospirose, coronavirose, hepatite, parainfluenza e rotavírus.
No caso dos cães, somente 30 dias após a última dose da vacina V8 ou V10 o filhote estará protegido, podendo passear na rua e ter contato com outros animais.
Se o animal foi adotado ou não se sabe o histórico de vacinação deverão ser feitas 2 doses da vacina V8 ou V 10 com intervalo de 21 dias, e depois o reforço anual.
A vacina de raiva deve ser feita a partir dos 4 meses e também deve ser repetida anualmente.
No caso dos gatos recomenda-se que o protocolo de vacinação para filhotes sadios a partir da sexta semana de idade, como auxiliar na prevenção das doenças, Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia e Clamidiose, presente na vacina conhecida como Quádrupla Felina. O filhote deve ser examinado pelo Veterinário e receber a vermifugação
O filhote deve receber um total de 3 doses da Vacina Quádrupla com intervalo de 3 ou 4 semanas, e no quinto mês de idade a vacina Anti-rábica, em dose única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário